Medidas sustentáveis tem se popularizado nos últimos anos devido às suas vantagens para o meio ambiente e também para a economia. Entre as ações verdes, temos a instalação de sistemas fotovoltaicos, no qual utiliza uma fonte inesgotável para a geração distribuída de eletricidade. 

Independente do motivo que fez a pessoa procurar por esta alternativa, ela sempre terá perguntas a respeito, principalmente quando o assunto é quanto tempo dura um painel solar, uma vez que querem saber se o investimento vale a pena ou não.  

Por essa razão, preparamos um conteúdo completo para ajudar todos os integradores a solucionar essa dúvida frequente de seus consumidores. Vamos lá? Continue lendo! 

Painel solar e a garantia do fabricante 

Em qualquer projeto, o objetivo principal é garantir uma boa eficiência para o sistema fotovoltaico. Uma das melhores formas de alcançar essa meta é trabalhando com painéis solares de qualidade, sendo necessário avaliar informações técnicas para entender qual a melhor opção para seu cliente. 

Atualmente, os monocristalinos, em específico com grafeno, são considerados excelentes, visto que além de produzirem eletricidade até em dias com pouca irradiação solar, eles também são resistentes e possuem baixo Efeito Joule. 

No entanto, de nada adianta saber de todos os dados, se o produto não apresentar a vida útil garantida pelo fabricante. 

Portanto, o primeiro passo para responder à dúvida de quanto tempo dura um painel solar é verificando a garantia padrão que geralmente corresponde a 25 anos, operando com 80% do desempenho original. 

Por que os painéis solares perdem eficiência?

Assim como qualquer outro material, os painéis solares também perdem eficiência ao decorrer dos anos. Isso acontece porque a constante exposição ao sol afeta as ligações químicas do produto, enfraquecendo e reduzindo seu desempenho. 

Apesar disso, existem formas eficientes de prolongar sua vida útil, como, por exemplo, realizando a limpeza dos módulos, fazendo as manutenções preventivas e preditivas, tal como acompanhando os dados da geração de eletricidade. 

Quanto de eficiência o painel solar perde por ano?

Agora que você já sabe quanto tempo dura um painel solar, é importante entender também sobre quanto de eficiência o módulo perde por ano. 

Existe um cálculo para descobrir esse valor, porém, geralmente eles perdem em torno de 3% no primeiro ano de instalação e depois de 365 dias, cerca de 0,7%. 

Quais são os sinais de desgaste do painel solar?

Além do sol, o sistema fotovoltaico é atingido com frequência por diversos fatores, como chuvas e ventos, o que significa que embora sua vida útil seja longa, é normal que ele se desgaste. 

Alguns sinais que podem surgir ao decorrer do tempo são: riscos na superfície, oxidação nas regiões metálicas, manchas, perda de eficiência e ressecamento. 

Quantos anos dura um painel solar?

O padrão é que o módulo atinja de 25 a 30 anos, funcionando com 80% de eficiência, ou seja, ele não para de funcionar, só reduz seu desempenho.

De acordo com uma notícia da Absolar, os sistemas fotovoltaicos instalados na Alemanha, Suíça e Áustria estão operando há mais de 40 anos. Uma das matrizes está presente na Universidade de Oldenburg, onde produz eletricidade para o laboratório do campus até os dias de hoje. 

Esses dados mostram que se realizar as limpezas e as manutenções corretamente, os equipamentos podem superar o tempo previsto na garantia de marcas solares. 

Por que os painéis solares duram mais hoje em dia?

A energia solar é uma forte aliada para a produção de eletricidade limpa e renovável. Logo, as marcas visam entregar equipamentos que sejam cada vez mais eficientes. 

Dito isso, a tendência é que os painéis solares durem por mais tempo do que já é previsto devido aos materiais de qualidade utilizados em sua fabricação. 

Tudo isso aprimora a sua resistência e também melhora o desempenho dos sistemas, fazendo com que mais pessoas invistam nessa medida sustentável devido ao retorno financeiro. 

Esperamos que tenha gostado de saber quanto tempo dura um painel solar. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre energia solar residencial. Até a próxima!