Os painéis fotovoltaicos de um sistema dependem do auxílio de outros equipamentos para produzir a eletricidade de uma residência ou comércio.
Cada um desempenha um papel importante, principalmente a string box, no qual visa proteger os fios conectados aos módulos e os inversores, garantindo proteção contra descargas, curtos-circuitos e surtos elétricos por meio de um dispositivo, o DPS.
Sabendo disso, hoje ensinaremos tudo que você precisa saber sobre esse item, inclusive, explicaremos como dimensionar o DPS para energia solar. Vamos lá? Continue lendo!
O que é DPS?
Antes de aprender como dimensionar o DPS para energia solar, é fundamental que você entenda o que é esse item presente no stringbox.
O dispositivo de proteção contra surtos (DPS) é o componente responsável por garantir a segurança para a conversão realizada pelos inversores, em específico os cabos para corrente contínua (CC).
Portanto, caso aconteça uma descarga ou algum curto-circuito, os equipamentos não são prejudicados, uma vez que ele direciona a tensão para o aterramento.
Como funciona esse dispositivo?
Basicamente, o dispositivo funciona juntamente a impedância fase-neutro ou fase-terra. Isso significa que em momentos de descarga, ele se torna um circuito fechado, fazendo com que a corrente sobretensão faça um desvio para o aterramento.
Esses incidentes podem acontecer por conta de descargas atmosféricas, sendo elas diretas ou indiretas, assim como manobras de rede.
Leia também sobre os melhores inversores!
Quais são os tipos de DPS?
Chegamos a grande dúvida: todos os dispositivos de proteção contra surtos são iguais? Não, existem três tipos. O tipo 1 tem a função de proteger a instalação do sistema fotovoltaico contra descargas atmosféricas diretas.
Já o 2 exerce o papel de prevenir os efeitos de sobretensões causadas pelas descargas atmosféricas, tal qual os distúrbios na rede elétrica. Por fim, o tipo 3 é focado em proteger os equipamentos mais sensíveis!
Como dimensionar o DPS para o sistema solar?
Agora que você já sabe que o objetivo desse componente é assegurar a proteção dos equipamentos fotovoltaicos, explicaremos como dimensionar o DPS para o seu sistema.
Vale ressaltar que caso busque uma segurança completa, é importante que tenha dois itens instalados, sendo um entre o arranjo e o inversor, enquanto o outro está entre o inversor e a rede elétrica.
Para garantir que o efeito de corrente induzida provocada por descargas atmosférica seja pequena, é necessário que o laço de cabeamento de seus painéis solares seja minúsculo.
Em relação à segurança do inversor do lado CA e CC, a distância deve ser de no máximo 10 metros, visto que durante uma descarga, é perigoso surgir uma corrente induzida no circuito.
Outro ponto para prestar atenção é que cada dispositivo possui uma especificação, portanto, os modelos voltados para circuitos CA, não podem ser usados em circuitos CC, visto que essa ação pode promover a danificação do sistema.
Todas as particularidades de dimensionamento citadas acima, mostram que a instalação demanda um profissional, pois o trabalho mal feito ou o uso de equipamentos não compatíveis com as exigências do projeto podem afetar a vida útil dos produtos. Esperamos que tenham gostado de saber como dimensionar o DPS para o sistema solar. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre como lavar o painel solar. Até a próxima!