O atendimento personalizado é a peça-chave para estabelecer um relacionamento duradouro entre empresa e cliente. 

Entretanto, lidar com os dados de todos os seus consumidores para criar uma estratégia assertiva pode ser humanamente exaustivo, sendo necessário o auxílio de um software para essa tarefa. 

É nesse cenário que o CRM para energia solar entra. Hoje explicaremos mais sobre o assunto para que você entenda melhor a importância dessa ferramenta para aumentar as suas vendas, fazendo com que se destaque no mercado fotovoltaico. Vamos lá? Continue lendo! 

O que é CRM de energia solar?

Basicamente, CRM é o software responsável pela gestão de relacionamento com o cliente. Ele coleta  dados referente a interações com o objetivo de transformar a comunicação genérica em algo mais personalizado para o seu público. 

Assim como qualquer negócio, a energia solar também envolve as mesmas etapas de uma jornada de compra, começando desde a identificação até a fidelização e instalação de um sistema fotovoltaico.

Essa tecnologia auxilia no gerenciamento de tarefas, usando informações essenciais, como, por exemplo, necessidades energéticas, histórico de compras e preferências, para tornar o seu atendimento mais assertivo, elevando as taxas de conversão. 

Vantagens do CRM para energia solar

O seu foco sempre deve ser proporcionar uma experiência satisfatória para seus clientes, uma vez que aumenta as chances de fidelização. 

Sabendo disso, apresentaremos as vantagens do CRM para energia solar para você visualizar melhor como essa ferramenta pode auxiliar no atendimento ao consumidor da sua empresa. 

Gerenciamento de leads

Por muito tempo o uso de planilhas foi o meio principal usado para armazenar dados dos usuários que entravam em contato com empresas. No entanto, em determinadas situações, a procura pela informação correta demandava tempo, fator que afetava diretamente na comunicação com o cliente. 

Dito isso, uma das vantagens da gestão de relacionamento está na organização das mesmas em decorrência da interação de possíveis leads. 

Dessa forma, toda vez que alguém preencher um formulário com dados pessoais como e-mail, telefone e necessidade energética, você consegue passar para o CRM para deixar toda sua equipe em sintonia, respeitando a jornada de compra e fornecendo um atendimento que atende as especificidades de cada consumidor. 

Outra vantagem está no acompanhamento de cada contato, fator que auxilia na integração do seu time sobre o progresso, evitando que o mesmo conhecimento seja passado duas vezes para a mesma pessoa. 

Automação de funil de vendas

É importante ter em mente que todo cliente que entra em contato com sua marca está em uma etapa do funil de vendas, podendo ser topo, meio ou fundo. Saber disso evita que você ofereça um serviço que o usuário não está procurando. 

Isto é, enquanto alguém quer entender sobre os benefícios da energia solar, outro pode estar considerando instalar um sistema fotovoltaico em sua residência ou comércio e está procurando por avaliações dos melhores painéis.

Juntar todas essas informações para fornecer uma comunicação personalizada manualmente via e-mail é quase impossível, certo? Por essa razão que existe a automação. 

Essa tecnologia trabalha com base no “se então” de cada situação, automatizando tarefas que tomariam muito tempo da sua equipe, com o intuito de estabelecer um ótimo relacionamento com o seu consumidor e otimizar o processo de vendas. 

Dados centralizados

Como foi citado anteriormente, a integração da sua equipe sobre os processos de cada cliente é fundamental para proporcionar uma comunicação efetiva. Portanto, outra vantagem do CRM para energia solar é o fato de ser possível armazenar todos os dados em uma central só. 

Sendo assim, toda vez que o seu time entra em contato com um lead, eles conseguem analisar os padrões de comportamento, a etapa do funil em que essa pessoa está, assim como a sua necessidade. 

Tudo isso é importante para ajustar a sua linguagem e melhorar consequentemente os resultados de conversão. 

Relatórios

Afinal, é possível analisar também como estão os resultados da minha empresa por meio do CRM? Sim! Os relatórios mensais são uma forma de acompanhar o desempenho de todas suas estratégias, facilitando a visualização do que precisa ser ajustado e o que está dando certo. 

As métricas da ferramenta fazem uma análise dos dados referente ao número de leads que se tornaram clientes, as taxas de conversões e rejeição, a receita gerada, entre outras informações. 

Leia também sobre como prospectar clientes de energia solar! 

Quais as principais ferramentas de CRM para energia solar?

Se interessou por essa tecnologia? Conheça os principais softwares de gestão de relacionamento com o cliente para implementar na sua empresa de energia solar. 

PipeRun

Considerado uma ferramenta de gestão completa, o PipeRun possibilita que o integrador acompanhe as métricas referentes aos leads, as oportunidades de melhorias, os contatos, as vendas e os atendimentos, configurando as estratégias baseadas na jornada de compra de cada cliente. 

Além disso, você consegue integrar o software com outros recursos como o Google, o Slack, o Dropbox e as redes sociais. 

SolarNext

Diferente da opção citada acima que pode ser usada para todos os tipos de segmentos, essa plataforma é focada somente para o mercado fotovoltaico. 

A SolarNext é um CRM para energia solar que tem como objetivo otimizar as suas vendas por meio da automação que segue as seguintes categorias: gestão de clientes e leads, orçamentos, vendas, avaliação de créditos, visita técnica, projeto e obra. 

Logo, eles acompanham com eficiência todos os processos de um integrador, desde o primeiro contato até a instalação, facilitando sua abordagem com o cliente para vender. 

Hubspot CRM

Está buscando por uma opção que oferece tudo isso de forma gratuita? O Hubspot CRM pode ser a escolha perfeita para a sua empresa. Essa marca é uma das maiores do meio marketing, o que significa que ela oferece suporte para todas as frentes do mercado publicitário. 

Nela, é possível orientar o caminho dos usuários por meio de lembretes e follow-ups que são criados pela sua equipe, além de acompanhar todas as métricas necessárias para entender suas oportunidades, aumentando suas conversões e geração de leads. 

Solaryum

A Solarym também é uma CRM para energia solar que coloca as necessidades do integrador em primeiro lugar, oferecendo soluções eficazes que otimizam o trabalho da equipe e aumentam as vendas por meio do atendimento personalizado. 

Confira também nosso conteúdo sobre como montar uma empresa de energia solar!

Salesforce CRM

Por fim, temos a Salesforce CRM, uma alternativa que além de fornecer soluções inteligentes para o atendimento personalizado com o cliente, também possibilita que integradores criem aplicativos de negócios.  

Tal como as outras opções citadas anteriormente, ele analisa o comportamento de seus usuários, gera relatórios e armazena dados essenciais sobre possíveis leads e vendas. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o CRM para energia solar. Aproveite e conheça o aplicativo da Odex. Até a próxima!