Energia solar

O Brasil é um país que está investindo cada vez mais na implementação de ações sustentáveis em seus projetos residenciais e empresariais, visto que além de serem formas de preservar o meio ambiente e reduzir seus impactos, também podem valorizar o seu imóvel. 

Sabendo disso, as pessoas estão buscando saber mais sobre esse investimento e quais os benefícios da energia solar. Hoje apresentaremos 11 vantagens que você precisa saber antes de montar o seu negócio de sistema fotovoltaico, para também solucionar as dúvidas de seus clientes. Vamos lá? 

1. Fonte inesgotável e gratuita de energia 

Para começar nossa lista de benefícios de energia solar, falemos sobre o sol ser uma fonte inesgotável de energia, o que significa que é renovável e limpa. 

Portanto, a função principal dos painéis solares é captar os raios solares e transformá-los em eletricidade devido a sua tecnologia fotovoltaica. Além disso, nosso país é repleto de dias ensolarados, o que torna um lugar propício para a instalação dessa ação sustentável. 

2. O sistema solar é silencioso

Diferente de outras fontes de energia, como a eólica, os painéis fotovoltaicos não produzem nenhum barulho, sendo extremamente silenciosos. 

Isso acontece porque os módulos não precisam de nenhum sistema mecânico para gerar eletricidade, pois o processo de produção depende da captação de raios solares que são transferidos para as células fotovoltaicas. 

3. Baixa necessidade de manutenção

No geral, os módulos fotovoltaicos possuem vida útil que podem atingir de 25 a 30 anos dependendo do fabricante, ou seja, a necessidade de manutenção é muito baixa. 

O único ponto que deve ser prestado atenção é em relação ao acúmulo de sujeira nos equipamentos, uma vez que podem afetar diretamente a eficiência do sistema. Por essa razão, é importante realizar a limpeza dos painéis solares anualmente. 

4. Reduz as taxas de carbono e poluição

Outro benefício da energia solar que vale mencionar é a redução de taxas de carbono que essa medida socioambiental proporciona. Essa fonte de eletricidade é considerada limpa e renovável, sendo utilizada frequentemente em projetos residenciais e comerciais devido à inexistência de impacto ambiental. 

Além disso, com o sucesso desses sistemas e o interesse na preservação ao meio-ambiente, surgiram ações verdes que servem como incentivo para cada vez mais pessoas instalarem essa fonte de energia, visto que podem garantir créditos ao integrador. 

5. Ocupa pouco espaço 

Se você está preocupado com tamanho dos módulos e o espaço que será necessário para instalação em seus projetos como integrador, não precisa mais se preocupar, pois os painéis solares são compactos e são posicionados em parte do seu telhado. 

De acordo com as necessidades do seu cliente, será calculado as dimensões e a quantidade necessária para fornecer a potência e eficiência que a residência ou comércio precisa. 

6. Reduz o custo das contas de luz

Uma das maiores dores do consumidor é o valor dos custos tributários. Com a energia solar, isso não será um problema, pois o sistema fotovoltaico pode diminuir em até 90% as contas de luz. 

Apesar dos descontos garantidos serem elevados, ainda é necessário pagar uma taxa mínima, pois os painéis estão ligados a uma rede elétrica. 

Afinal, de onde surge a economia na conta? Ela surge a partir da produção de eletricidade em excesso, ou seja, quando o sistema gera mais energia do que precisa, a concessionária registra a quantia excedente e fornece créditos para serem descontados na tarifa mensal. 

7. Valorização do imóvel 

De acordo com as pesquisas realizadas pela Green Build Concil Brasil, o valor dos imóveis pode aumentar em até 30% caso a construção tenha um sistema fotovoltaico, sendo até superior aos dados dos Estados Unidos que dizem valorizar entre 4% e 6%.

Leia também sobre como funciona a energia solar residencial! 

8. Rápido retorno de investimento 

O retorno de investimento é um benefício da energia solar para integradores e consumidores. Um sistema fotovoltaico possui vida útil que pode atingir de 25 a 30 anos dependendo do fabricante, isto é, a sua durabilidade e eficiência colaboram para um retorno em até 5 anos. 

9. Gera empregos 

Segundo a Absolar ou Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o mercado de energia solar gerará em torno de 570 mil empregos até 2026 devido à alta procura por instalações. 

Isto é, o setor proporciona várias vagas diferentes de atuação, podendo envolver desde instaladores, projetistas até integradores e revendedores. 

10. Os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em diversos locais

Atualmente, uma casa pode funcionar completamente a base de geração distribuída, tendo mais de 33,7 GW operacionais. Entretanto, os sistemas não são exclusivos somente de residências, podendo ser instalados em prédios comerciais e condomínios. 

O único ponto importante que deve ser considerado é a contratação de uma equipe especializada para realizar a instalação, pois somente profissionais qualificados saberão a posição correta em que seus módulos devem ser colocados, a quantidade necessária para suprir sua necessidade, leis, entre outros fatores. 

11. Pode garantir descontos no seu IPTU ou gerar créditos de carbono

Dois projetos famosos que utilizam medidas socioambientais como incentivo são o de IPTU verde e o créditos de carbono. 

Enquanto o primeiro pode proporcionar desconto no valor final do seu imposto predial e territorial urbano, o segundo é uma iniciativa que visa reduzir a emissão de CO₂ na atmosfera por meio de compensação de créditos. 

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre os benefícios da energia solar. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre créditos de carbono. Até a próxima!