O mercado de energia solar vem crescendo exponencialmente, afinal, nos dois últimos anos a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) registrou um aumento de 101% na potência máxima das instalações nacionais, e ainda um crescimento de 114% no investimento da área. No total, já são mais de 133,1 bilhões de reais acumulados em investimentos neste mercado, de 2012 para cá.

Por seu crescimento, cada vez mais pessoas buscam conhecer sobre esse segmento, mas ainda existem muitas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens da energia solar, especialmente após o surgimento da Lei 14.300, que deixou muitos consumidores inseguros sobre investir ou não em um sistema fotovoltaico para seu imóvel.

Com tudo isso em mente, preparamos um conteúdo capaz de sanar todos os seus questionamentos sobre o tema. Siga a leitura e saiba mais!

Como funciona a energia solar?

Antes de irmos direto aos pontos positivos e negativos, precisamos primeiro entender brevemente como ela funciona. 

O sistema de energia solar fotovoltaico funciona captando a radiação solar e transformando-a em uma corrente elétrica. Esta é convertida para se tornar compatível com o sistema elétrico do imóvel. 

Você pode ter o projeto solar on grid, (conectado à rede pública), off grid (isolado, fazendo uso de baterias para armazenamento da energia produzida) ou híbrido (com conexão mas também fazendo uso das baterias). 

Dessa forma, em ambos os casos você consegue garantir energia elétrica por meio do seu sistema solar, mesmo durante os períodos da noite, já que ela foi armazenada durante o dia. 

Além disso, nos sistemas conectados à rede pública, você pode ganhar créditos para abater contas de luz do local ou de outro imóvel de mesmo dono. Para saber mais sobre o funcionamento da energia solar, clique aqui!

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Quando pensamos em energia solar, as vantagens e desvantagens que ela oferece e que vem à nossa mente. Confira abaixo quais são elas:

Vantagens da energia solar

De modo geral, as vantagens da energia solar são maiores do que as desvantagens. Por se tratar de uma energia limpa e renovável, seu sistema é todo pensado de forma consciente e responsiva, garantindo muitas qualidades para seus usuários, como:

1. Retorno do investimento

O investimento feito neste mercado pode ser muito rentável tanto para quem pretende aderir como fonte de energia elétrica, quanto para quem busca uma nova fonte de renda. 

Por ser um mercado em constante crescimento e muita ascensão no país, muitos benefícios vêm surgindo para quem investe na instalação desses sistemas nas terras, como pela valorização do imóvel, pelos créditos de incentivos fiscais ou redução de custos com despesas fixas.

Já para quem investe na carreira nessa área, o retorno também é ótimo, afinal é possível trabalhar vendendo ou distribuindo equipamentos, criando projetos, instalando os sistemas e várias outras opções dentro da área. Por estar em ascensão, o retorno financeiro para quem trabalha nessa área também vem se tornando cada vez melhor.

2. Economia na conta de luz

Devido à produção própria com o seu sistema solar, o uso da rede pública se torna bem pequeno, possibilitando que o valor, antes usado para esta cobrança, possa ser utilizado para economias ou para outras possíveis despesas.

3. Facilidade de instalação

O que acontece é que, diferente da imagem que alguns tentam impor, a instalação, em si, não é nada fora do comum e nem complicada por si só. 

Mas atenção, isso não quer dizer que você consegue fazer sozinho! Tal como qualquer outro tipo de sistema e inovação, este também demanda uma pessoa qualificada para a instalação.

O que acontece é que, diferente da imagem que alguns tentam impor, a instalação, em si, não é nada fora do comum e nem complicada por si só.

Além disso, o processo de implementação desses sistemas é muito flexível, já que podem ser colocados no chão, telhados de diferentes materiais, ou em outros tipos de estruturas. 

4. Valorização do imóvel

Imóveis com sistema de energia solar instalados podem valorizar bastante no mercado, afinal, possibilitam a redução de custos fixos, possuem incentivos fiscais e seguem tendências de mercado, já que se trata de uma inovação muito procurada.

5. Baixa manutenção 

Especialmente ao garantir que o sistema tenha equipamentos de qualidade e a  instalação seja feita da forma correta, com o acompanhamento de um especialista, a manutenção não precisa ser realizada com frequência. 

É interessante que o proprietário faça a checagem da limpeza, garantindo que o sistema não fique sujo e prejudique seu desempenho. 

A manutenção pode ser realizada para buscar a solução de questões pontuais ou para a checagem padrão de fábrica, que precisa ser feita em intervalos específicos. Normalmente o recomendável é duas vezes ao ano, entretanto, regiões com muita sujeira demandam cuidados mais frequentes, por exemplo. 

Caso você não saiba qual o período de checagem ideal para os seus equipamentos, é recomendado solicitar tais informações para o profissional que o vendeu as peças.

Além disso, alguns equipamentos de alta tecnologia, como os painéis de grafeno, demandam bem menos manutenções quando comparados com os outros, por serem autolimpantes e terem um melhor sistema de captação.

6. Energia limpa e de pouco impacto ambiental

Por não usar nenhum recurso que pode acabar, nem produzir resíduos tóxicos para que aconteça a produção, esses sistemas geram energia limpa, que não causa impactos ambientais. 

Dessa forma, nossos investimentos serão muito mais duradouros, por não depender de uma fonte que pode acabar, tal qual não prejudica o ambiente. Além disso, essas características também nos ajudam a cultivar um planeta mais saudável para os nossos netos e bisnetos.

7. Flexibilidade e durabilidade

Por fim, acreditamos ser interessante mencionar a flexibilidade desses sistemas, já que podem ser instalados no chão, em telhados de telha, de cimento, ou em outras estruturas. Junto dessa facilidade, ainda há a grande durabilidade e podem funcionar por décadas.

Desvantagens da energia solar

Agora que você já sabe das vantagens, vamos falar um pouco das desvantagens. Como mencionamos antes, apesar de ter vários pontos positivos, há alguns pontos que ainda são considerados negativos, como:

1. Falta de incentivos fiscais

Existem, sim, alguns incentivos a depender do local no Brasil, mas é fato que, quando comparado a outros países, o Brasil não oferece tantos estímulos quanto poderia. 

Entretanto, é notório que o setor tem se estabilizado ao longo dos anos e, por isso, gostamos de acreditar que podemos esperar possíveis melhorias para o futuro.

2. Alto custo de aquisição

É fato que o custo para a aplicação de um projeto de energia solar não é tão baixo e, a depender de sua verba livre para investimento, pode ser complicado conseguir o sistema. Mesmo assim, é válido mencionar que, graças à ascendência deste mercado, os preços estão se tornando, gradualmente,  mais acessíveis.

Por fim, vale mencionar também que existem opções de linhas de crédito para pessoas que querem investir na energia solar. Com isso, mesmo se tratando de uma aquisição de alto investimento, ele possui outros caminhos para sua viabilização.

A Lei 14.300 prejudicou a área de energia solar?

Muitas dúvidas surgiram desde janeiro deste ano, quando houve a implementação da nova lei 14.300 no Brasil, especialmente entre os consumidores e investidores da área. 

No entanto, podemos afirmar que sim, o investimento continua altamente vantajoso, mesmo com a nova lei. A introdução de algumas alterações relacionadas ao uso e classificação dos produtores de energia, não inviabiliza o mercado, apenas o aprimora e otimiza.

Uma das mudanças positivas trazidas pela lei 14.300 é a simplificação do processo de distribuição dos créditos energéticos acumulados, tornando-o mais prático e acessível. Essas medidas visam manter a sustentabilidade do setor elétrico, evitando subsídios excessivos e, por isso, não prejudicam o investimento em energia solar.

A energia solar ainda vale a pena?

Sim, ela ainda vale muito a pena. Especialmente pela abundância de vantagens e as poucas desvantagens que a energia solar apresenta.

Além disso, ela possui potencial para se tornar uma das maiores fontes de energia do Brasil, desde que seu investimento cresça e se torne mais acessível. Até porque, quem não iria desejar um sistema elétrico de autoprodução, alta eficiência, renovável e limpo?! 

Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens da energia solar? Esperamos que sim. Não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre as razões de se investir na carreira de integrador solar. Esperamos vê-lo novamente em breve!