Um dos principais benefícios do sistema fotovoltaico é a redução dos valores na conta de luz, sendo o motivo determinante para muitos brasileiros considerarem a implementação, principalmente quando sabemos que as tarifas possuem variáveis e tendem a aumentar. 

Baseado nisso, o papel do integrador é saber como calcular o custo de energia solar para entender melhor as particularidades do projeto, facilitando o compartilhamento de informações referentes ao retorno financeiro.  

Apesar de parecer difícil, existem fórmulas que podem auxiliar você nesse momento. Continue lendo para aprender tudo sobre os cálculos necessários! 

Por que é importante calcular esse investimento?

Após entrar em contato com sua empresa, o consumidor pode apresentar várias dúvidas em relação ao retorno do investimento. 

Portanto, além de aprender como calcular o custo de energia solar, é importante avaliar as condições de payback para que seu cliente entenda os benefícios. 

Outro motivo está relacionado à prevenção de erros, afinal, quando o cálculo é realizado corretamente, limita as chances de que seu projeto não supra as necessidades presentes no local que acontecerá a implementação do sistema fotovoltaico.  

Afinal, como realizar o cálculo?

Agora que você já sabe a importância do cálculo, ensinaremos como é possível realizar essa conta para cada especificação do projeto, desde a quantidade necessária de painéis solares até ao payback. 

Cálculo da quantidade de painéis solares

O protagonista de qualquer projeto fotovoltaico são os painéis solares, visto que são responsáveis pela captação dos raios solares para geração de eletricidade. 

Sabendo que cada residência, comércio e condomínio possui suas próprias especificações, o primeiro passo para a implementação é calcular a quantidade correta de equipamentos para garantir eficiência elétrica. 

Para começar, é necessário saber a quantidade de energia que o painel escolhido produz ao decorrer do mês. A fórmula para descobrir esse dado é o seguinte: 

potência do painel x irradiação solar x (1 — 0,20)

Em um exemplo prático, digamos que o local consome em torno de 400 kWh por mês, o equipamento fornece 330 kWh e a irradiação é de 4 kWh/m², o resultado será o seguinte: 

1.320 x (0,8) = 1,056 kWh/dia

Quando multiplicamos por 30, temos o valor mensal de geração de energia. Em outras palavras, o resultado seria 31, 68 kWh/mês. 

No entanto, para determinar a quantia certa, você deve levar em consideração o consumo do local, que no caso é 400 kWh. Ou seja, será dividido o consumo pelo valor mensal. 

400/31,68 = 12,62 

Isso significa que para esse projeto específico, serão necessários 13 painéis solares para atender a necessidade do consumidor. 

Cálculo da área mínima para instalação

Com o resultado da conta referente a quantidade de painéis fotovoltaicos pronto, chegamos na etapa de saber a área mínima que será utilizada para a instalação do sistema, sendo um passo importante para compreender como calcular o custo de energia solar.

A partir dos dados relacionados aos módulos de 330 kWh, podemos usar o tamanho médio para descobrir as dimensões necessárias para realizar a implementação. 

Ou seja, se eles medem em torno de 1960 mm (altura) x 990 mm (largura) e o projeto precisa de 13 painéis, a fórmula será a seguinte: 

13 painéis x 1,960 m x 0,990 m = 25,22 m²

Cálculo do valor da instalação do sistema fotovoltaico

Como citado anteriormente, cada projeto possui suas particularidades, o que significa que os valores também podem variar de acordo com as especificações e necessidades do seu consumidor. 

Entretanto, o cálculo envolve o seu consumo médio mensal e o valor de kWh na região onde o sistema será instalado para descobrir o custo. 

Cálculo do payback 

Você sabia que é possível gerar créditos energéticos por meio do excesso não utilizado? O nome usado para se referir a essa vantagem é payback. Esse termo diz respeito ao retorno financeiro relacionado à economia prevista pela instalação de sistemas fotovoltaicos. 

Para descobrir como calcular o custo de energia solar dessa etapa do projeto, é necessário usar o valor do investimento e dividir pelo produto de energia, assim como multiplicar o ano pela tarifa. Um exemplo dessa fórmula é R$ x / energia kWh x 12 meses x valor da tarifa. 

Vale ressaltar que a vida útil de painéis solares podem atingir entre 25 e 30 anos, ou seja, é possível receber um retorno em até 5 anos após a implementação. 

Como a calculadora da Odex pode ajudar no seu projeto?

A Odex é uma distribuidora que visa agilizar o processo de vendas de integradores por meio de soluções inteligentes e otimizadas. 

Além de oferecerem equipamentos fotovoltaicos com garantia de qualidade e eficiência a pronta entrega, nós também fornecemos em nossa plataforma uma calculadora para auxiliar no processo de análise de seus projetos. 

Nessa categoria, você consegue simular os custos de todos os seus clientes, visando suprir suas necessidades energéticas. 

É simples, basta informar a cidade, o gasto médio com conta de energia, o consumo médio de energia e qual o tipo de imóvel onde será instalado o gerador. 

Inclusive, agora é possível realizar esse cálculo também na palma da sua mão com nosso aplicativo de energia solar, facilitando ainda mais o seu negócio. 

Esperamos que tenha gostado de descobrir como calcular o custo de energia solar. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre como funciona a energia solar residencial. Até a próxima!