usina fotovoltaica - energia solar

O Brasil é um país com condições propícias e favoráveis para a utilização de energia solar, visto que sua proximidade com a Linha do Equador colabora para mais dias extremamente ensolarados, se tornando uma referência mundial no campo de energia limpa e renovável. 

Embora grande parte da instalação seja por meio de geração distribuída, utilizando sistemas on grid ou off grid, os projetos envolvendo a construção de usinas fotovoltaicas estão aumentando, devido à capacidade desses locais de produzirem energia elétrica em altas quantidades. 

O que é uma usina fotovoltaica?

Conhecida como fazenda ou parque solar, a usina fotovoltaica é um local de grande extensão, onde são colocados vários painéis para a captação de radiação solar, que será posteriormente convertida em energia elétrica. 

São espaços construídos em grande escala com o objetivo de aumentar a produção de eletricidade e vender para redes. 

Como funciona a usina fotovoltaica?

Nessas usinas solares, são usados painéis fotovoltaicos, compostos por células que absorvem a luz do sol, liberando elétrons que se transformam em correntes elétricas. 

Para alcançar esse objetivo, os equipamentos são colocados paralelamente e conectados a um inversor. A eletricidade produzida é direcionada para um transformador, que adapta a tensão do painel. 

Por fim, a energia é transportada pelas linhas de transmissão, sendo entregue para a região de destino. 

Quanto produz uma usina fotovoltaica?

Quando analisamos com base nos dois modelos de geradores presentes em fazendas solares, o microgerador tem potência máxima de 75 kW, enquanto os minigeradores podem variar entre 76 e 5 mW.

Quais as principais usinas solares do Brasil?

Atualmente, temos fazendas solares funcionando em nove estados brasileiros, sendo eles Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Piauí e Bahia. 

Além disso, há projetos para a construção de usinas fotovoltaicas em Mato Grosso do Sul, Alagoas e Goiás. 

As principais que estão em operação são: 

  • São Gonçalo (PI) no Parque Solar São Gonçalo gerando 608 watts de potência;
  • Pirapora (MG) no Complexo Solar Pirapora, gerando 321 watts de potência;
  • Ribeira do Piauí (PI) no Parque Solar Nova Olinda, gerando 292 watts de potência;
  • Tabocas do Brejo Velho (BA) no Complexo Solar Ituverava, gerando 292 watts de potência;
  • Bom Jesus da Lapa (BA) no Parque Solar Lapa, gerando 168 watts de potência.

Usina fotovoltaica: vantagens

Conheça abaixo algumas vantagens desses parques solares: 

1. Redução na emissão de carbono 

As usinas fotovoltaicas ganham destaque porque não emitem nenhum tipo de gases poluentes para a atmosfera, principalmente o carbono (CO₂). A maioria dos geradores de energia, como a termoelétrica, utilizam a queima de combustíveis fósseis, sendo extremamente prejudiciais ao meio ambiente. 

2. Avanço tecnológico 

Os avanços nos estudos de nanotecnologia e física quântica resultam no desenvolvimento de produtos melhores para o mercado, uma vez que eles estão em constante busca por modernização na eficácia dos equipamentos.

3. Baixo custo de manutenção 

No geral, após a instalação, painéis fotovoltaicos raramente necessitam de manutenção. Ou seja, você não precisará estar constantemente preocupado e nem gastar dinheiro com isso até que a peça alcance sua vida útil de 25 anos ou mais. 

4. Localização

Conforme já mencionado anteriormente, nosso país está localizado perto da Linha do Equador, significando que a maioria dos dias são repletos de sol, sendo um fator determinante para geração de energia. 

Usina fotovoltaica: desvantagens 

Conheça as desvantagens dos parques solares. 

1. Depende do clima para funcionar

Embora o Brasil tenha um clima característico favorável, os estados que se encontram mais afastados da Linha do Equador podem encontrar dificuldades na produção de energia em alguns períodos específicos do ano, por conta de chuvas. 

2. Menor produção de energia 

Se formos comparar com a termoelétrica ou a hidrelétrica, será possível observar que a produção de eletricidade é menor. 

Enquanto uma usina hidrelétrica apresenta capacidade de 14 GW, a fazenda solar fotovoltaica tem uma potência máxima de 856 MW.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a usina fotovoltaica. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre DPS para energia solar e até a próxima!