marketing para energia solar

Compras e investimentos feitos pela Internet têm aumentado em todas as áreas do mercado e com a energia solar não é diferente. No Brasil, cerca de 61% das pessoas preferem realizar suas compras por meio de e-commerces. 

O que isso significa? Significa que os canais nos quais as pessoas compram e investem estão mudando e o mercado precisa acompanhar esta mudança. Para que isso seja possível, o marketing digital pode ser um aliado. 

O objetivo deste artigo é esclarecer algumas dúvidas frequentes relacionadas a marketing para energia solar.

SUMÁRIO:

  • O que é o marketing para energia solar?
  • Qual a importância dele para energia solar?
  • Quais os benefícios do marketing para a área?
  • O que considerar ao contratar uma agência de marketing digital? 
  • Quais estratégias mais indicadas?

O que é o marketing para energia solar?

O marketing digital para energia solar é um agrupamento de ações e estratégias que servem para auxiliar e impulsionar o seu negócio. Isso tudo é possível por meio de uma ótima comunicação com o seu público-alvo. 

Se você procura por uma forma de driblar a concorrência e vender mais painéis solares, existem algumas técnicas dessa área que serão uma ferramenta para a sua empresa se tornar autoridade quando o assunto for energia fotovoltaica.

Sabemos que a energia solar é um mercado em ascensão no Brasil, sendo um assunto propício para várias dúvidas. A partir desses questionamentos, existem estratégias de marketing para sanar as necessidades manifestadas pelos clientes com potencial de compra. 

Por exemplo, se os usuários buscam muito no Google sobre quais as vantagens e desvantagens da energia solar, você pode ser o integrador solar ou a empresa que solucione essa pergunta por meio de um blog post contendo essas informações. 

Ou seja, além de estar captando um cliente em potencial, você estará entregando um conteúdo de valor para ele.

Qual a importância do marketing para energia solar?

A queda dos preços dos painéis solares e o aumento da conscientização sobre a sustentabilidade tornou o mercado de energia solar no Brasil um dos mais competitivos do mundo. 

Neste contexto, ser uma referência no ramo pode ser desafiante não só para quem está começando, mas também para quem já está no mercado há anos, e ainda tem dificuldades para lidar com a concorrência. 

A desinformação também é um problema que atrapalha o negócio de quem trabalha com energia solar, já que ela impede que o consumidor final entenda seus benefícios, alimentando diversos mitos como, por exemplo, que ela é cara, não é confiável e só funciona em climas ensolarados.

Além de educar o consumidor final sobre a importância e as vantagens que essa fonte renovável oferece tanto para o meio ambiente quanto para o bolso, o uso do marketing para energia solar também é uma forma de se destacar no mercado, melhorando sua competitividade.

Afinal, se você não é visto, você não é lembrado. 

Sabendo disso e dos outros desafios diários, como o custo de investimento e a alta do dólar, é importante que seja feito uma análise de seus concorrentes, assim como a criação de uma persona, para conhecer melhor seu público, facilitando na implementação de técnicas para se destacar no mercado. 

Quais os benefícios do marketing para a área?

A cultura de compra não é a mesma do que alguns anos atrás. Por muito tempo as pessoas costumavam ir em lojas físicas para adquirir o seu produto, porém atualmente isso não acontece com tanta frequência. Consumidores preferem a praticidade de comprar online. 

Por que é importante ter isso em mente? Simples, pelo fato de que para você conseguir vender mais painéis solares, é preciso estar atualizado sobre as tendências do mercado. Existe um espaço para todos, porém se o integrador não souber as tendências, será mais difícil para impulsionar o seu negócio.

Além disso, é comprovado que além de uma simples venda, é preciso proporcionar uma experiência para o usuário quando ele estiver navegando pelo site de sua empresa. Dito isso, sugerimos que seja feito planejamentos, com o intuito de atrair mais clientes, gerando mais vendas.

O aumento no número de compras é possível por meio de conteúdos relevantes que respondam às dúvidas sobre energia solar, um design moderno, e da conexão entre consumidor e empresa. 

Quais estratégias mais indicadas?

Separamos algumas estratégias que podem ser utilizadas para tornar o seu negócio uma referência em energia solar. Confira abaixo: 

1. Blog

Embora a procura pela instalação de energia solar fotovoltaica seja alta, os consumidores não compreendem completamente sobre o assunto. O papel dessa estratégia será investir em técnicas para solucionar dúvidas, sendo um forte aliado para acabar com a desinformação. 

Quando o seu cliente busca por uma resposta no Google acerca de energia fotovoltaica, as postagens de blog serão ranqueadas e em alguma dessas páginas o usuário poderá solucionar sua dúvida. 

O marketing em energia solar será responsável por potencializar as chances do seu conteúdo ser um dos primeiros a proporcionar uma resposta ou solução. 

Como eles farão isso? Usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) nos textos. Esse termo se refere a otimização de busca que potencializam e melhoram o posicionamento de sua página nos resultados de pesquisa do Google, sendo uma maneira de tornar sua empresa uma referência na área. 

2. Redes sociais

É comprovado que brasileiros passam mais de três horas diárias conectados às redes sociais. Além disso, os usuários têm buscado por empresas com perfis acessíveis, em que haja alguma forma de conexão entre cliente e empresa. 

Sabemos que a maior dor do integrador é a competitividade presente no mercado de energia solar, portanto, se você quiser vender mais, é indispensável a presença de sua empresa nas redes sociais em que seu público-alvo esteja, podendo ser o Instagram, Linkedin, o Facebook, TikTok, entre outras.

Será por meio desses perfis que o consumidor em potencial poderá conhecer mais sobre a empresa e estabelecer uma conexão orgânica e natural. 

Os perfis são outra opção para os usuários tirarem suas dúvidas, porém diferentemente do blog, é uma forma mais rápida e visual, uma vez que redes sociais apostam em vídeos, lives, enquetes, posts em formato de carrosséis, etc. 

3. E-mail marketing 

O e-mail marketing é uma ferramenta excelente para ter uma comunicação direta com o seu público-alvo. Utilizando a escrita e elementos gráficos, essa estratégia chama a atenção do leitor com seu conteúdo personalizado e relevante. 

Essa é uma plataforma que vale a pena investir pelo seu grande alcance, sendo em sua maioria previsível, visto que você tem controle da quantidade de pessoas que irão receber a mensagem. 

Outra notícia boa envolvendo essa importante estratégia de marketing é o retorno financeiro, que sua empresa pode ter com um baixo investimento.

Além de prático, a ferramenta de automação utilizada para o envio dos e-mails, produz relatórios contendo dados que podem ser utilizados no planejamento de campanhas futuras. 

Como um dos desafios do integrador é a venda, essa estratégia é uma ótima opção para promover seu trabalho e compras. Você pode elaborar e-mails com ofertas e descontos que levem o usuário diretamente para a sua landing page ou página de destino. 

Entretanto, não pense que existe somente esse tipo de e-mail marketing. O conteúdo de energia solar pode ser enviado variando entre newsletters, atualizações do blog da sua empresa, e-mails editoriais e transacionais, como também pesquisas e fluxos de nutrição. 

4. Landing page

Frequentemente, o primeiro contato que o usuário pode ter com essa página é por meio de e-mails promocionais ou pesquisas diretas do Google. Mas, afinal, o que é uma landing page?

O termo em inglês é referente a uma página de destino, que não chega a ser o seu site propriamente dito, mas é criada para destacar algum produto específico. Ela será relacionada ao seu negócio, porém com menos conteúdo e de forma mais direcionada, pois o intuito é converter os visitantes em clientes. 

Os textos presentes são repletos de estratégias, focando em títulos chamativos para os consumidores, tendo como objetivo principal a conversão. 

Para que seja uma página bem-sucedida, ela deve apresentar um título e subtítulo, imagens, descrição da oferta e formulário. 

Muitas pessoas precisam de elementos visuais para auxiliar nas ações que serão tomadas pelos usuários, portanto, insira flechas para direcioná-los. 

Outro fator que pode ser inserido são os botões de compartilhamento, pois é uma forma de mostrar para clientes em potencial que o seu produto é de qualidade e agradou vários compradores. 

Através do landing page, indivíduos podem entrar em contato com a equipe de vendas e pedir um orçamento, se informar sobre os kits de energia solar e até mesmo finalizar uma compra. 

5. Vídeos 

Esta estratégia está ligada a de redes sociais, pois será por meio das mídias que você publicará os vídeos. As plataformas que podem ser usadas para sua estratégia de marketing em energia solar são diversas, incluindo Youtube, Instagram, Facebook, TikTok, entre outras. 

Mas, por qual razão devo investir em vídeos? Como dito anteriormente, os usuários têm procurado cada vez mais por perfis acessíveis. Por conta disso, os vídeos são uma opção descontraída e rápida para elaborar estratégias de conversão. 

Para cada plataforma online existe um objetivo que pode ser alcançado. Por exemplo, o Instagram ficou conhecido pelo compartilhamento de fotos, porém eles têm investido cada vez mais na área de vendas, utilizando os Reels para divulgação de produtos. 

Quando falamos sobre conteúdo informativo e educativo, o TikTok é uma ótima opção, pois é uma forma de atingir diferentes públicos e acabar com a desinformação acerca de energia solar. 

Seguindo a mesma linha, o Youtube proporciona a alternativa de exportar vídeos com alta qualidade e mais longos, sendo excelentes para instruções. Por fim, todos os vídeos presentes nessas redes podem ser usados para os anúncios do Facebook. 

Apesar de ser uma ótima opção para divulgar o seu trabalho, os vídeos devem ser completos e claros. Qual o problema disso? 

O problema é que eles devem ser curtos. As pessoas que acessam esse tipo de conteúdo tendem a prestar atenção nos primeiros dez segundos de vídeo. Caso a introdução não seja chamativa, os usuários trocaram por outro vídeo do feed. 

6. Anúncios 

Conhecido no meio do marketing como ads, os anúncios nada mais são do que uma maneira de impulsionar o seu negócio em plataformas como o Google ou Facebook. 

Após o estudo sobre o mercado de energia fotovoltaica, no qual envolve análise sobre o perfil de seus clientes e sua concorrência, sua empresa conseguirá planejar campanhas que funcionem e interessem o seu público-alvo, trazendo resultados mais eficientes.

7. Contrate uma agência de marketing digital 

Alguns pontos devem ser considerados ao contratar uma agência de marketing digital, como a transparência tanto dos profissionais quanto de sua empresa de energia fotovoltaica. Para que o trabalho de marketing em energia solar funcione, é necessário que ambas as partes compartilhem o processo e trabalhem com a realidade e não com expectativas que não serão alcançadas. 

Por esta razão, escolha agências que sejam claras e alinhem bem a questão de expectativas. Você precisa compreender que para um resultado positivo, o trabalho precisa ser conjunto, sendo importante uma contextualização bem feita para que a equipe de marketing consiga fazer sua parte. 

Além da honestidade e o alinhamento de seus objetivos, faça questão de saber sobre os serviços oferecidos por eles, solicite portfólios, discuta sobre prazos e resultados. 

Opte também por agências que tenham especializações em certas áreas como: SEO (Search Engine Optimization), tráfego pago, anúncios, Inbound Marketing e fluxo de automação.

Esperamos que tenha ficado mais claro sobre como o marketing para energia solar funciona. Aproveite e confira também o nosso artigo com dicas de venda no ramo da energia fotovoltaica e até a próxima!