qual o melhor painel solar, monocristalino ou policristalino

Sabemos que a eficiência de um sistema de energia solar depende da escolha adequada de equipamentos. Por esta razão, algumas dúvidas em relação à energia renovável podem surgir. 

Elas abrangem desde as perguntas mais básicas, como sobre os dois tipos de energias solares (térmica e fotovoltaica) até as mais específicas, como sobre qual o melhor painel solar, o monocristalino ou policristalino.

Com isso em mente, nós explicamos sobre ambas, com o intuito de auxiliá-lo nessa compra. Lembre-se que a escolha depende do orçamento e do tipo de projeto, combinado?

O que é um painel monocristalino?

O painel monocristalino é conhecido pela sua cor escura e sua estrutura moderna sem bordas. A fabricação desta peça é composta pelo uso do monocristal do elemento químico silício (Si), gerando uma aparência homogênea com uma cor potente, no qual é responsável por  indicar o nível de  pureza do cristal silício utilizado. 

Por que a pureza do cristal sílico é importante? A pureza do silício utilizado em sua produção, resulta em uma capacidade maior de receber radiação, melhorando sua eficiência energética em até 20%. Além disso, o formato desta placa permite que uma quantia maior de células fotovoltaicas sejam implantadas. 

Além de informações sobre a fabricação dos painéis mono, separamos algumas vantagens e desvantagens em se adquirir esta peça para sua residência ou estabelecimento.

Vantagens do painel monocristalino

  • O painel monocristalino ocupa um espaço menor;  
  • Sua vida útil pode atingir até 30 anos; 
  • O equipamento tem uma sensibilidade maior a temperatura;
  • Redução de custo na instalação;
  • Funcionam bem em dias chuvosos, nublados ou com pouca luminosidade.

Desvantagens do painel monocristalino

  • O valor do equipamento é maior do que o policristalino; 

O que é um painel policristalino?

Diferentemente do painel mono, o policristalino é conhecido pela sua cor azulada e bordas retas. Assim como a produção monocristalina, a placa policristalina também utiliza o elemento químico silício (Si), porém ao invés de usar um monocristal, é utilizado várias partículas do elemento.  

Em questão de demanda, esta é a preferência de muitos brasileiros quando consideram a energia solar. Quando falamos da peça policristalina, é importante considerar o tamanho do espaço que você instalará o equipamento e o quanto está disposto em investir no produto, afinal, se trata de um produto maior, menos eficiente, entretanto, mais barato.

Abaixo você encontrará algumas vantagens e desvantagens a respeito do modelo poli. 

 Vantagens do painel policristalino

  • O valor é menor do que do painel monocristalino; 
  • Sua vida útil pode chegar até 30 anos; 
  • Menor sensibilidade ao calor.

Desvantagens do painel policristalino

  • Menor eficiência, alcançando entre 14 a 20% da potência do equipamento.; 
  • Ocupa um espaço maior; 

Qual a diferença entre monocristalino e policristalino? 

A energia solar tem se feito presente tanto em residências quanto em estabelecimentos. Devido aos seus resultados satisfatórios, pessoas têm procurado no mercado por peças que sejam eficientes e estão de acordo com as suas necessidades.   

Além de compreender como funciona a energia solar, é necessário saber as diferenças entre essas suas opções. Afinal, qual o melhor painel solar, monocristalino ou policristalino?  Para ajudar em sua escolha, separamos 5 diferenças que podem ser decisivas. 

 1. Vibrações e temperatura

Os painéis monocristalinos possuem uma ordem recorrente superior ao do painel policristalino,  apresentando maiores vibrações e consequentemente maior sensibilidade à temperatura. 

Devido à ordem recorrente curta, presente nos equipamentos policristalinas, suas vibrações são menores, assim como a sensibilidade à temperatura, sendo a opção perfeita para países quentes como o Brasil. 

 2. Eficiência

Por conta do espaço menor que os painéis monocristalinos têm para movimentação dos elétrons, a sua eficiência é maior do que painéis policristalinos. 

Em painéis mono, sua eficiência está entre 15 e 22% da potência, enquanto em poli fica entre 15 e 20%. 

3. Aplicações

Uma das diferenças entre os dois produtos é o seu tamanho. O painel monocristalina é menor, sendo uma ótima opção para espaços pequenos e com temperaturas elevadas, devido à sua tolerância ao calor. Além disso, seu funcionamento em dias chuvosos e nublados é superior ao poli.

Entretanto, se o tamanho do local onde será instalado o sistema for muito grande, o indicado é o painel policristalino. Seu tamanho é maior e a diferença de eficiência entre eles é baixa. 

 4. Espaço no mercado

Atualmente, a quantidade de pessoas que optam pelos equipamentos monocristalinos tem crescido, estimando-se que futuramente esta peça seja a preferida do mundo. 

 5. Potência de saída

A potência de saída de painéis mono pode divergir de acordo com as especificações de cada modelo, como por exemplo o tamanho.  Na Odex você encontra as seguintes opções de potência máxima (Wp): 460W, 550W, 555W e 665W. 

Em relação à potência dos painéis poli, você pode encontrar potências (Wp) entre 280W e 400W. Após todas as informações sobre ambos painéis solares, qual o melhor painel solar para você, monocristalino ou policristalino?  Esperamos que tenha chegado na opção perfeita para você. Até a próxima!