Sabemos que a eficiência dos painéis solares pode atingir até 25 anos, dependendo do fabricante, e que muitos deles exigem pouca manutenção.
Entretanto, a presença de sujeira pode alterar a capacidade de absorção solar do produto, sendo necessária a limpeza trimestral ou semestral, ou ao menos duas vezes ao ano em locais com muita poeira e poluição.
Pensando nisso, apresentaremos dicas práticas para você entender como lavar o painel solar e responderemos algumas dúvidas frequentes sobre esse assunto ao final do conteúdo. Vamos lá? Continue a leitura!
Como lavar painel solar: 5 dicas práticas
É recomendado entrar em contato com uma equipe especializada para o trabalho, visto que os equipamentos são instalados em telhados, sendo necessário que a pessoa responsável possua uma certificação técnica (NR35), além do uso de equipamentos de proteção (EPI).
Independente da escolha, o manual do produto também pode ser um grande auxiliador, ao conter a periodicidade, cuidados e materiais que podem ser utilizados.
A maioria dos profissionais especializados em manutenção sabem como proceder com a limpeza do painel, mas abaixo reforçamos algumas dicas básicas para limpeza segura e eficiente de seu sistema fotovoltaico.
1. Evite solventes corrosivos
O primeiro cuidado que devemos ter ao aprender como lavar o painel solar é em relação aos produtos de limpeza. A recomendação é que seja feita somente com água, porém é importante a leitura do manual do equipamento, pois cada um possui sua especificação.
Por exemplo, alguns fabricantes não recomendam o uso de água com alto teor de minerais em sua composição, sendo necessário checar a dureza da água da sua região, comum nas cidades de Minas Gerais.
O indicado é a instalação de um filtro especial para o tratamento nos pontos de entrada do abastecimento para evitar problemas tanto na limpeza quanto na danificação de outros aparelhos em sua residência, como chuveiros e torneiras. O serviço é oferecido por empresas de filtros industriais.
Vale ressaltar que se o equipamento estiver muito quente, não é indicado o uso da água fria para evitar choque térmico.
Além disso, solventes corrosivos que contenham ácido hidrofluorídrico, substâncias alcalinas, acetona ou álcool industrial devem ser completamente evitados. O uso de qualquer um deles pode danificar e remover a camada de tratamento anti-reflexivo, gerando uma perda na eficiência do sistema.
Veja sobre as vantagens e desvantagens da energia solar!
2. Não use objetos rígidos ou abrasivos
A superfície dos painéis fotovoltaicos são sensíveis, portanto, o uso de objetos rígidos ou abrasivos como lâminas, facas e lã de aço podem gerar arranhões, aumentando o espaço para o acúmulo de sujeira.
Devido à sensibilidade, também não é recomendado pisar, apoiar ou forçar o equipamento, pois o peso pode garantir a quebra do painel, danificando completamente a sua eficiência.
3. Utilize panos ou esponja, macios, secos ou úmidos
O ideal é que seja feita utilizando água corrente de cima para baixo, entretanto, sabemos que esse método pode não alcançar todas as sujeiras, em específico, excrementos de pássaros.
Por essa razão, escolha panos ou esponjas macias para o trabalho, podendo ser usadas tanto secas quanto úmidas para a remoção desses resíduos.
Na finalização, não deixe os painéis secarem naturalmente, uma vez que o acúmulo do líquido favorece o aparecimento de manchas.
4. Siga as informações e instruções do manual
Quando adquirimos qualquer equipamento fotovoltaico, recebemos o manual de instruções, onde é possível ver os benefícios, dicas de uso, cuidados e também como proceder a limpeza.
As informações necessárias para manter a durabilidade e eficiência dele estão todas lá, assim como as instruções para efetuar a limpeza.
Elas devem ser seguidas, visto que cada equipamento possui sua determinada especificação, como, por exemplo, a frequência que o painel deve ser limpo e requisitos da água como PH, quantidade de sódio e cloro, assim como o valor aceitável de minerais.
5. Só use máquina de pressão de água se houver orientação no manual
Lembra que comentamos sobre as especificações? Então, o uso da máquina de pressão de água no processo de como lavar painel solar difere para cada equipamento e fabricante.
Alguns produtos aceitam cerca de 5.000 kPa de pressão da água, enquanto outros não podem ultrapassar 690 kPa. Caso seja ultrapassado esses valores, as superfícies do vidro podem ser danificadas, perdendo a taxa de transparência da luz.
Na dúvida, sempre opte por uma escova ou vassoura de cerdas bastante macias com mangueira interna e cabo extensor, pois atingem o maior espaço possível do sistema.
Qual o valor da limpeza de painel solar?
O processo de limpeza de um sistema fotovoltaico contém vários cuidados, além do risco da segurança pela altura da instalação. Dito isso, é importante que você procure por uma empresa especializada para esse trabalho.
Os valores podem variar de acordo com as especificações do painel, tamanho do sistema, localização, situação, entre outras variáveis, sendo necessário entrar em contato com o local para obter os preços atualizados do serviço.
Pode andar em cima dos painéis solares?
Não. O peso do seu corpo em cima do sistema fotovoltaico pode impulsionar a quebra do equipamento. Por essa razão, não é indicado por nenhum especialista ou manual quando falamos sobre limpeza.
Esse é o tipo de informação que você pode encontrar nos manuais dos equipamentos, sendo uma forma de auxiliar o profissional que realizará o serviço.
Na Odex, como distribuidores, podemos falar com tranquilidade que painéis solares de qualidade e fornecidos por empresas de confiança sempre possuirão manuais de instruções claros e práticos.
Nossos produtos sempre virão com todo o suporte necessário para facilitar sua vida e otimizar a duração de seu equipamento!
Esperamos que você tenha gostado de saber como lavar painel solar e os cuidados que devem ser tomados. Aproveite e confira também o que é e qual a importância do DPS para energia solar. Até a próxima!