Quando as pessoas descobrem os benefícios de sistemas fotovoltaicos, é comum pensarem que os raios solares possuem apenas uma funcionalidade, abastecer imóveis e indústrias por meio da geração distribuída.
No entanto, essa fonte renovável pode ser usada também para garantir que os fluidos sejam aquecidos. Conhecida popularmente como energia solar térmica, essa é a alternativa que o mercado encontrou para trazer mais uma medida sustentável para os projetos de engenharia. Quer saber mais sobre? Continue lendo!
Energia solar térmica: o que é?
A energia solar térmica é responsável por usar os raios do sol para aquecer líquidos e gases por meio da captação realizada por tubos a vácuo e coletores.
Diversas residências, hotéis e apartamentos dependem dessa medida para esquentar a água da piscina, chuveiro ou até mesmo o ambiente em si devido aos aquecedores.
Como funciona?
Basicamente, esse tipo de energia solar capta os raios do sol por meio de coletores que são extremamente sensíveis ao calor.
O processo de aquecimento começa a partir da coleta da irradiação no receptor. Em seguida, ela é transferida para os canos do sistema, onde o líquido é reservado, consequentemente sendo aquecido e transformado em vapor.
Por fim, o resultado é armazenado em um local onde a alta temperatura deve ser conservada, podendo ser implementado tanto em indústrias quanto em residências.
Diferença entre energia solar térmica e fotovoltaica
Embora as duas utilizem a mesma fonte para atender seus objetivos, elas desempenham papéis diferentes.
Enquanto a fotovoltaica capta a irradiação solar para gerar eletricidade, a térmica é uma medida que fornece calor para esquentar água de piscinas e chuveiros para que você não dependa de aquecedores elétricos.
Ambas possuem suas particularidades, porém são ótimas opções sustentáveis para implementar em seu imóvel ou indústria, visto que colabora com o meio ambiente.
Vantagens da energia solar térmica
Agora que você já sabe o que é a energia solar térmica e como ela funciona, separamos as principais vantagens de sua instalação tanto em residências quanto em indústrias de pequeno e grande porte. Confira!
Sustentabilidade
A implementação de medidas sustentáveis é uma forma de auxiliar na preservação do meio ambiente, tendo em vista que a instalação de energia solar térmica não emite gases poluentes para a atmosfera. Além disso, ela utiliza uma fonte inesgotável e limpa de energia, o sol.
Outra vantagem está relacionada nos descontos que essas práticas podem proporcionar, como, por exemplo, o IPTU Verde, uma iniciativa que visa diminuir os impactos ambientais e aumentar o número de pessoas interessadas em sistemas térmicos ou fotovoltaicos.
Manutenção
Assim como a instalação de sistemas fotovoltaicos, a térmica também possui baixa necessidade de manutenção. A partir do momento que são escolhidos equipamentos de qualidade, eles duram por diversos anos, proporcionando excelência no aquecimento do chuveiro e piscinas.
Economia
O Brasil é um país tropical, entretanto, durante o inverno e outono é comum que as temperaturas caiam, o que aumenta a necessidade de banhos quentes, sendo o chuveiro elétrico um forte aliado nesta tarefa.
O uso desse equipamento acaba afetando os valores na conta de luz, porém com a instalação de energia solar térmica, isso não será mais um problema, uma vez que ele utiliza o calor captado pelos painéis para garantir o aquecimento. Dessa forma, você economiza e também contribui com o meio ambiente!
Clima
Uma das maiores vantagens do Brasil é a sua localização, uma vez que temos alta incidência solar e poucos dias do ano com muita chuva ou clima nublado. Ou seja, é um local propício para a instalação dessa energia sustentável, seja ela térmica ou fotovoltaica.
Como a energia solar térmica pode ser utilizada?
Afinal, onde é possível utilizar a energia fototérmica em residências e indústrias? Nós te explicamos abaixo!
Chuveiro
Com o auxílio dos coletores e o boiler, conhecido também como reservatório térmico, o chuveiro consegue garantir água quente para os banhos de forma sustentável utilizando uma fonte limpa e renovável.
Aquecimento para indústrias
É comum que em algumas indústrias seja necessário o aquecimento em processos de produção. Por essa razão, uma solução renovável e limpa pode auxiliar na ebulição ou cristalização de produtos por meio da energia solar térmica.
Aquecimento para refrigeração
Essa categoria contempla dois sistemas, o direto e o indireto. O primeiro opera por meio de absorção à base de calor. Durante o processo, um líquido secundário ou absorvente consegue absorver, ou refrigerar em forma de vapor.
Essa alternativa é excelente para armazenamentos que precisam de altas temperaturas da água para serem distribuídos para o gerador de unidade.
Já a segunda opção utiliza um trocador de calor que transfere a temperatura quente para os tanques de armazenamento de água que garante um fluido anticongelante, resultando em uma refrigeração econômica e sustentável.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre energia solar térmica. Aproveite e confira também o conteúdo sobre os melhores inversores de energia solar. Até a próxima!