O objetivo principal de qualquer empresa é ter um ótimo retorno financeiro, porém para alcançar essa meta, é necessário saber como abordar o seu cliente em diferentes meios de comunicação, como, por exemplo, por ligação ou mensagem de texto.
Após analisar o seu público-alvo, é importante utilizar técnicas que facilitem a abordagem com o seu cliente em potencial, com o intuito de entregar uma solução energética que atenda às suas necessidades.
Para te ajudar nesse processo, separamos 7 dicas para você aprender como vender energia solar por telefone de forma efetiva. Vamos lá? Siga a leitura!
1. Elabore um roteiro
Estar preparado é um fator essencial para qualquer área, principalmente no mercado fotovoltaico, visto que é um setor que gera muitas dúvidas.
O roteiro é uma forma de prever perguntas que podem surgir durante a ligação, evitar erros de comunicação, assim como dar confiança durante o atendimento.
Quando for elaborar o script da sua marca, lembre-se de falar sobre os benefícios da energia solar, como funciona a instalação do sistema e apresente o diferencial do produto que está oferecendo.
Além disso, é importante ter em mente que esse texto deve ser um guia, pois cada cliente é único, sendo necessário que haja alguns ajustes ao decorrer da comunicação.
2. Use uma ferramenta de CRM ao seu favor
O atendimento personalizado é uma das formas mais eficientes de abordar o seu cliente, tendo em vista que cada um possui uma necessidade específica a ser atendida.
Para que isso seja possível, é necessário conhecer a fundo o seu público-alvo, sendo o CRM para energia solar um forte aliado para realizar essa tarefa.
Essa ferramenta possibilita que você trace perfis e centralize todas as informações coletadas, visando manter toda a sua equipe na mesma página.
A partir desse histórico, conseguimos entender o cliente e oferecer soluções que fazem sentido para suas especificações, evitando que seja oferecido um serviço que ele não precisa.
3. Questione sobre a necessidade do seu cliente
Lembra que comentamos que o seu roteiro deve ser adaptável? Então, isso acontece porque nenhum projeto é igual e você só descobrirá isso quando começar a elaborar perguntas abertas para entender a necessidade do seu cliente.
Enquanto alguns podem se interessar devido à economia na conta de luz, outros têm chance de fecharem negócio devido à valorização que essa medida garante para o imóvel.
Dessa forma, é possível vender energia solar por telefone usando uma comunicação mais assertiva, uma vez que estará perguntando abertamente sobre os desejos e dores do seu consumidor em potencial, fazendo com que ele se sinta mais confortável durante a ligação.
4. Apresente os benefícios do seu produto
Após listar as necessidades desse cliente em potencial, chegou a hora de fornecer soluções adequadas de forma clara, explicando as particularidades e como funciona a instalação do sistema fotovoltaico escolhido.
Esse é o momento perfeito para apresentar o diferencial do seu produto em comparação com os outros do mercado, portanto, fale sobre as vantagens, a qualidade, a eficiência e as marcas que você trabalha.
Outra forma de entregar conteúdo de valor é apresentando cases de sucesso que condizem com as especificações desse possível projeto.
5. Esteja preparado para solucionar as dúvidas
Acredite, surgirão dúvidas. Embora as medidas sustentáveis estejam sendo cada vez mais implementadas em projetos, muitas pessoas ainda não entendem completamente sobre sistemas solares.
Logo, esteja preparado para responder todas as perguntas que possam surgir durante a ligação. Esse ponto é crucial para que clientes fechem negócio com você, visto que a falta de esclarecimentos pode gerar insegurança, sendo fator determinante para a desistência do produto.
Perguntou algo que não sabia a resposta? Não se desespere! A melhor alternativa sempre será ser honesto. A transparência é considerada uma qualidade quando falamos sobre vendas, logo, diga que ligará novamente para solucionar essa dúvida.
6. Preste atenção no seu cliente
A conversão é muito atraente para qualquer negócio, porém, seu foco deve ser em proporcionar uma experiência satisfatória para o seu cliente. Com isso, você consegue estabelecer um relacionamento duradouro.
Por isso, uma dica valiosa para aprender como vender energia solar por telefone é saber ouvir. Faça questão de demonstrar interesse em suas preocupações, dores e necessidades, pois irá facilitar no momento de identificar e expor a melhor solução.
Leia também sobre como prospectar clientes de energia solar!
7. Saiba como abordar seus clientes pelo WhatsApp
O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais usados no Brasil, sendo um forte aliado para o setor de vendas. Existem diversos cenários para analisar quando escolhemos abordar o cliente por esse meio de comunicação, mas a boa notícia é que podemos nos preparar para todos.
Assim como a abordagem por telefone, aqui também é necessário o uso do script individualizado. No entanto, para facilitar, coloque cada pessoa em uma categoria, por exemplo, “primeiro contato” ou “cliente demonstrou interesse prévio ao serviço”.
Feito isso, escreva textos para cada situação, lembrando de sempre chamar o indivíduo pelo nome, falar sobre a sua marca, explicar os benefícios do seu produto e finalizar com perguntas que convidem esse consumidor em potencial a marcar um horário para discutir mais sobre o assunto.
Esperamos que você tenha gostado de aprender como vender energia solar por telefone. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre como funciona o marketing digital para energia solar. Até a próxima!