O futuro da energia é solar! Com cerca de 1,8 milhões de unidades consumidoras no Brasil e estimativa de 100 bilhões de reais em investimento até 2030, o sistema de energia limpa veio pra ficar. Tudo isto representa uma ótima oportunidade para carreira de integrador solar. Veja abaixo quatro motivos pelos quais vale a pena investir na profissão:
1) Mercado promissor
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), o Brasil ultrapassou a marca histórica de 20 gigawatts (GW) de potência operacional. Para chegar nisto, desde 2012, o País gerou mais de 600 mil empregos no país.
2) Campo de atuação para o integrador solar
Há várias possibilidades de atuação no mercado para o integrador solar. O profissional pode atuar tanto em residências, empresas, comércios, propriedades rurais, entre outros locais. Além de desenvolver projetos para instalação de sistemas fotovoltaicos, ele também realiza serviços de manutenção em equipamentos que já foram instalados.
3) Falta mão-de-obra
Toda expansão projetada para o mercado de energia solar já acendem o alerta para necessidade de expandir a mão de obra qualificada. Pois hoje existe uma escassez de profissionais especializados em todos os níveis. Desde a parte técnica e operacional, composta por instaladores e engenheiros, até a parte comercial que engloba a venda e pós-venda.
4) Independência financeira
Trabalhar como integrador solar pode ajudá-lo a realizar um dos sonhos mais almejados pelos brasileiros, a independência financeira. Além do integrador ter seu próprio empreendimento, e ser dono do próprio negócio, os rendimentos são atraentes e podem garantir retorno de investimento em pouco tempo.
E o que você precisa para ser integrador solar?
Para investir nesta profissão é necessário atender três requisitos básicos. Em primeiro lugar, é ter uma empresa legalmente constituída, e pode ser inclusive empresário individual ou microempreendedor individual (MEI). Em segundo lugar, é ter ao menos um engenheiro ou eletrotécnico que seja responsável pelas instalações. E, por fim, a terceira é buscar certificação em projetos e instalações de sistemas fotovoltaicos.
Além destes requisitos básicos, o integrador também precisa identificar fornecedores que ajudem a montar kits de qualidade para seus projetos. A Odex, que faz parte da Oderço, e distribui placas, geradores e inversores, oferece uma ótima oportunidade de parceria.
Entre em contato com os consultores da Odex, e entenda como você pode ter ainda mais sucesso trabalhando como integrador solar.
Gostei!