Saiba como vender sistemas de energia solar, e aproveitar as oportunidades promissoras deste mercado
Segundo dados apurados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil é o 4º país que mais cresceu em capacidade solar em 2021. O crescimento foi impulsionado pela alta na conta de luz, e os problemas hídricos que alguns estados sofreram, tornando o mercado ainda mais promissor nesta área. Para ajudar quem deseja aproveitar as oportunidades, nós reunimos algumas dicas infalíveis sobre como vender sistemas de energia solar. Confira abaixo:
1ª dica: Saiba quem é seu cliente
A energia solar é uma das melhores alternativas para quem busca economizar na conta de luz, ou fugir dos problemas hídricos quando há pouca chuva. Mas, ao mesmo tempo que o mercado fotovoltaico atrai clientes potenciais, ele também atrai muitos curiosos. Portanto, para fugir de pessoas que não possuem real interesse, ou nem mesmo poder aquisitivo para investir num sistema de energia solar, é preciso ter bem definido o perfil do cliente.
2ª dica: Invista em conhecimento
Para saber como vender sistemas de energia solar, o vendedor precisa entender muito bem esse mercado. Como é uma venda complexa que envolve muitos detalhes, o cliente levantará muitas dúvidas. Saber respondê-las com agilidade e domínio podem dar mais segurança na hora da negociação. Em outras palavras, o vendedor também assume o papel de educador, e seu conhecimento pode gerar mais autoridade e credibilidade junto aos clientes.
3ª dica: Melhore a argumentação técnica
Seguindo a dica interior, assim como estudar o mercado de energia solar, quem trabalha nesta área necessita de uma boa argumentação técnica. Compreender a diferença entre geradores, inversores e paineis, bem como todas as variáveis que envolvem a energia solar é imprescindível para convencer um cliente. Além disto, ter essa habilidade ajuda o vendedor a driblar objeções na hora da venda de uma forma precisa.
4ª dica: Tenha bons cases de sucesso
Embora a energia solar esteja crescendo no Brasil, para muitos ela ainda é muito recente. Algumas pessoas são céticas com relação à sua eficácia e capacidade de obter energia por meio do sol. Também tem aqueles que costumam desconfiar do potencial do sistema em reduzir a conta de luz. Para lidar com essas objeções, além de conhecimento e argumentação técnica, uma boa dica é reunir cases de sucesso que evidenciem os resultados positivos.
5ª dica: Seja persistente e resiliente
Contudo, não existe melhor dica para quem deseja saber como vender sistemas de energia solar, do que ter resiliência. Na maioria das vezes, o processo é lento e bastante burocrático, com risco de desistência do cliente no meio da venda. Mas, se o vendedor não falhou na identificação do cliente potencial, a venda não estará perdida. Seja criativo e ousado para resgatar o interesse do cliente, e mantenha a persistência até o fechamento do negócio.
Por que a Odex é a escolha certa em equipamentos de energia solar?
A Odex pertence ao grupo Oderço, empresa com 35 anos de experiência em distribuição. Seu estoque amplo permite manter os preços por mais tempo, evitando oscilações durante o processo de venda, e também garante um dos envios mais rápidos do mercado, cerca de 24 horas após a confirmação do pedido. Com condições especiais de pagamento e suporte técnico de engenheiro, os produtos têm garantia e assistência em caso de problemas.
Para conhecer as soluções disponíveis para integradores, entre em contato, e veja como a Odex pode ajudá-lo a vender mais sistemas de energia solar.